Se estiverem com algum tipo de vírus os morcegos podem transmitir doenças como a raiva por exemplo
Esses animais são um risco à saúde humana pois apesar de não atacarem diretamente as pessoas, podem vir a mordê-las caso se sintam ameaçados. Além disso, o acúmulo de fezes de morcegos pode ser propício para abrigar bactérias, fungos e vírus. Ou seja, por meio de um controle de morcegos adequado é possível evitar riscos diversos.
Um serviço de controle de morcegos visa o estabelecimento de ações diversas, que de acordo com as normas do IBAMA, que promovem sua recolocação na natureza. Dessa forma os animais são retirados dos espaços urbanos onde podem acabar causando doenças e prejuízos. Assim, os humanos e morcegos saem ganhando pois enquanto os indivíduos correm menos riscos, os animais são reinseridos em seu habitat natural.
Os morcegos são mamíferos hematófagos que são muito presentes em meios urbanos e que possuem hábitos noturnos. Existem cerca de 1000 espécies desses animais e no Brasil aproximadamente 140 se fazem presentes por todo país.
A alimentação desses animais muda de acordo com a espécie, contudo, a grande maioria desses como insetos, néctar de flores, frutas e sangue de outros animais. A realização de um controle de morcegos é preciso para que não haja um excesso desses animais em um determinado local.